UPAs são desinterditadas pelo Coren/SE

04.03.2014

Após avaliação da real situação nas unidades de atendimento UPA Zona Sul e UPA Zona Norte, em Aracaju, o Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe – Coren/SE confirmou a condição mínima de assistência durante esse período de feriado prolongado e desinterditou as duas unidades. Bem como deve ser prolongado para atendimento pós carnaval.

A primeira desinterdição ocorreu na Unidade de Saúde Fernando Franco Zona Sul, isso por estar menos problemática, porém foi interditada considerando que os serviços realizados pelos profissionais da enfermagem estavam comprometendo a qualidade, devido à falta de medicamentos e de equipamentos primordiais para a realização desses atendimentos. Assim, o Conselho se viu na condição de resguardar tanto o paciente, quanto o profissional considerou necessária a interdição. Essa desinterdição deu-se na sexta-feira, dia 28 de fevereiro, mas informou que a fiscalização continuará até que todas as irregularidades sejam sanadas.

Na UPA Nestor Piva Zona Norte, onde o plantão havia sido fechado pelos próprios médicos, desde o dia 25 de fevereiro, o Coren/SE interditou eticamente os serviços dos profissionais da enfermagem no dia 26 e seguiu com a interdição até o sábado, dia 01 de março. Na sexta-feira, houve uma inspeção juntamente com o Conselho Regional de Medicina de Sergipe – CRM/SE e foi constatado que havia três pontos cruciais que impediram a reabertura naquela data, como ocorrerá no Zona Sul.São eles, os quites de respirador, o umidificador e o vácuo, que fazem atendimentos emergenciais. Sendo dado um prazo para que a Secretaria Municipal de Aracaju conseguisse solucionar as carências.

A equipe do Coren/SE, com a presença da presidente Gabryella Garibalde S. Resende e os conselheiros Márcio Barbosa da Silva e André Reges, e ainda os demais representantes do CRM/SE e Sindimed ficou confirmada que a Prefeitura de Aracaju conseguiu recuperar os equipamentos danificados no prazo sugerido, ou seja, em menos de 24 horas a população obteve o atendimento básico para situações de risco. Isso também se deu ao quantitativo mínimo de medicamentos que foram adquiridos para suprir os primeiros atendimentos de socorro e assistência nas duas unidades.

Tanto a Presidente do Coren/SE quanto a Presidente do CRM/SE informaram à secretária Municipal de Saúde, Leane de Carvalho que estariam desinterditando as UPAs, mas que a fiscalização terá continuidade imediata, para que sejam solucionadas agora as demais solicitações constantes em relatórios emitidos pelos dois órgãos. E, na condição de que caso a Prefeitura não mantenha as condições mínimas de atendimento, poderá haver novas interdições éticas nas unidades. Essa é uma maneira de garantir que os profissionais possam prestar o melhor atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, oferecidos pela mesma.

Entre as solicitações atendidas estão as compras de luvas, máscaras e diversos medicamentos, além da manutenção geral de equipamentos como raio-x , autoclave, ultrassom e a garantia do funcionamento pleno do laboratório.

DSCF8194 DSCF8162 DSCF8211 DSCF8219

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.

Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe

R. Duque de Caxias, 389 - São José, Aracaju - SE, 49015-320 (Entrada pela Rua Vila Cristina)

(79) 3225-4000 (Whatsapp)

atendimento@coren-se.gov.br