Presidente do Coren/SE fez parte da discussão sobre KPC no MPSE


30.05.2016

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe – Coren/SE, Drª Maria Cláudia Tavares de Mattos participou como membro da mesa de discussão na reunião sobre a KPC, bactérias que está contaminando muitos pacientes nos hospitais de Aracaju. Esta reunião foi promovida pelo MPSE, e contou com a presença de diversos órgãos ligados à saúde e aos profissionais que atuam nesses ambientes.

A audiência foi promovida para para que fossem apontadas estratégias de combate à KPC. Foram oficializados todos os hospitais de Aracaju, as secretarias Estadual e Municipal de Saúde, Fundação Hospitalar, além de conselhos de classes e sindicatos. O promotor de Justiça, Dr. Alex Maia solicitou da Secretaria de Estado da Saúde e da Vigilância Sanitária um plano de combate às infecções hospitalares e à KPC em cada um dos hospitais da capital e em todo o estado.

O que é a KPC?

KPC (Klebsiella pneumoniae Carbapenemase) é um microorganismo que foi modificado geneticamente no ambiente hospitalar e que é resistente aos antibióticos. Os primeiros casos do microorganismo foram detectados em pacientes internados em UTI, nos Estados Unidos. A bactéria chamada“superbactéria” foi identificada pela primeira vez no ano 2000, depois de ter sofrido uma mutação genética, gerando uma resistência a vários antibióticos (carbapenêmicos, especialmente) e a grande capacidade de tornar resistentes outras bactérias. A bactéria KPC pode ser encontrada na água, em fezes, no solo, em vegetais, cereais e frutas. O contágio ocorre em ambiente hospitalar, pelo contato com secreções do paciente infectado, desde que não sejam respeitadas normas básicas de desinfecção e higiene.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe

R. Duque de Caxias, 389 - São José, Aracaju - SE, 49015-320 (Entrada pela Rua Vila Cristina)

(79) 3225-4000 (Whatsapp)

atendimento@coren-se.gov.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 08h às 16h

Loading...