Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

EUA, Portugal e Brasil trocam experiências sobre a valorização da Enfermagem

EUA, Portugal e Brasil trocam experiências sobre a valorização da Enfermagem.

30.11.2018

Profissionais de Enfermagem nos Estados Unidos, em Portugal e no Brasil se reuniram para participar da mesa redonda com o tema “Atuação das Organizações Profissionais no Mundo: ênfase na valorização profissional”, durante o 21° Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), em Campinas (SP), nesta quinta-feira (29).

A professora Paulina Kurcgant coordenou a mesa que reuniu Anthony Ciampa, do Nysna (New York State Nurse Association), Luiz Felipe Cardoso Barreira (Ordem dos Enfermeiros de Portugal) e Irene do Carmo Alves Ferreira, representando o Cofen.

Por meio de tradução simultânea, Anthony explicou a sua experiência como primeiro presidente da associação de enfermeiros dos EUA e mostrou a importância da liderança e coletividade para fortalecer e empoderar a profissão.

O movimento do sindicato nos Estados Unidos movimentou milhares de profissionais e conseguiu levar para o legislativo sua força e número para influenciar as tomadas de decisões relativas à área da saúde.

“O sindicato tem esse papel de fortalecimento da profissão. Mas é preciso lembrar que como enfermeiro temos o interesse de proteger a saúde dos nossos pacientes. E só com o empoderamento pessoal é possível iniciar um trabalho em conjunto”, destacou.

Diferentemente dos EUA, os representantes de Portugal e do Brasil não têm força sindical, mas trabalham com a regulamentação do exercício da profissão. O vice-presidente da Ordem dos Enfermeiros de Portugal, Luiz Felipe Cardoso Barreira, apresentou a realidade dos mais de 71 mil profissionais do país.

“Viemos falar sobre o tema do desenvolvimento e valorização profissional. Nós trazemos a nossa metodologia que está, desde 2016, a vigorar em Portugal. Tanto das especialidades clínicas, porque já criamos mais seis especialidades, como na questão do internato da especialidade que os enfermeiros não têm. Falamos também sobre o que é a atividade da Ordem em Portugal, nos protocolos que fazem, nas legislações que implementam, e uma série de questões que trazemos ao Congresso Brasileiro”, afirmou.

A representante do Cofen, Irene do Carmo Alves Ferreira, apresentou os projetos e planos do Conselho para valorização profissional. Ela falou da importância do novo Código de Ética. “Um profissional empoderado é aquele que sabe a sua legislação. Essa é uma troca de experiências. O que essas instituições estão fazendo da valorização da enfermagem, também visamos futuramente montar acordos mútuos para serem firmados”, garantiu.

Fonte: CBCENF

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe

R. Duque de Caxias, 389 - São José, Aracaju - SE, 49015-320 (Entrada pela Rua Vila Cristina)

(79) 3225-4000 (Whatsapp)

atendimento@coren-se.gov.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 08h às 16h

Loading...