Fiscalização do Coren-SE chega em instituição de saúde de Nossa Senhora das Dores

Visita busca averiguar denúncia recebida sobre uso de EPIs e outros pontos fundamentais para segurança

30.04.2020

A Clínica de Saúde da Família (CSF) Maria Adalula Costa e Urgência 24 horas, localizada no município de Nossa Senhora das Dores, recebeu a equipe de fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE) nesta quinta-feira, 30/04. A averiguação se deu em virtude de denúncia recebida pelo setor responsável do Conselho.

Um dos pontos observados pela enfermeira fiscal do Coren-SE, Nivia Fabiana da Silva, foi o fluxo de atendimento. Na ocasião, ficou constatado que o mesmo estava inadequado, onde pacientes com síndromes gripais, suspeitos com o novo coronavírus (Covid-19), não possuem local específico para atendimento. Os assistidos ficam à espera com outros pacientes, tanto na urgência como no Programa de Saúde da Família (PSF) .

Com relação aos pacientes com síndromes gripais que aguardam atendimento na unidade, foi indicado para que sejam fornecidas máscaras de proteção, bem como para que seja realizada a separação e adequação de local isolado, onde os assistidos possam ser acomodados caso necessitem de maior observação e para que algumas medicações sejam administradas.

Em relação às denúncias recebidas, um dos pontos averiguados foi a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Verificou-se que a instituição de saúde não dispõe de avental impermeável e o avental descartável, disponível in loco, é de gramatura inferior à sugerida pela Associação Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Também foi constatado que não há equipamento adequado, caso seja necessário entubar o paciente.

Outro ponto abordado pela equipe do Coren-SE, foi a necessidade de capacitação para os profissionais do PSF. “Precisamos sempre estar alertas para assegurar que as equipes escaladas estejam bem treinadas para a paramentação, desparamentação e manejo de pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19, garantindo a segurança de todos”, pontua Nivia Fabiana.

O Coren-SE acompanhará as adequações que deverão ser realizadas pela Clínica de Saúde da Família Maria Adalula Costa e Urgência 24 horas. As fiscalizações também continuarão por todo o interior do Estado e capital. Além disso, o Conselho reforça que os canais de denúncias permanecerão ativos, sendo eles o menu “Ouvidoria”, localizado site, e o e-mail fiscalizacao@coren-se.gov.br.

Fonte: Ascom Coren-SE

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe

R. Duque de Caxias, 389 - São José, Aracaju - SE, 49015-320 (Entrada pela Rua Vila Cristina)

(79) 3225-4000 (Whatsapp)

atendimento@coren-se.gov.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 08h às 16h

Loading...