Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Videoconferência reúne Coren-SE, CREMESE, CRO-SE, CREFITO e prefeitura de Aracaju

Encontro tratou das testagens dos profissionais, contratações e reposição de escalas, EPIs e sobre o Hospital de Campanha

13.05.2020

Mais uma audiência foi realizada entre o Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE), a prefeitura de Aracaju e entidades de classe. Dessa vez, respeitando as diretrizes de afastamento e no intuito de garantir a segurança de todos os participantes, diante dos riscos que envolvem a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a reunião ocorreu via videoconferência.

A nova reunião, realizada nesta segunda-feira, 11/05, visava tratar das adequações já realizadas pela prefeitura de Aracaju e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e abordar diretrizes que precisam ser adotadas com base na atual situação vivenciada na capital sergipana.

Na oportunidade, o presidente do Coren-SE, Diego Rafael da Silva Borges, também participou da audiência virtual. “Pontuei sobre a necessidade de rever e aprimorar a dispensação dos EPIs, bem como sobre a importância de se avaliar a qualidade dos materiais dispensados, para garantir segurança de todos na assistência”, revelou o presidente.

Outra abordagem realizada pelo Coren-SE foi sobre a testagem dos profissionais. Foi solicitado que sejam ampliados os testes, bem como estabelecido um fluxo mais eficiente e de fácil acesso para garantir o controle e segurança dos que atuam na linha de frente contra a Covid-19. Na ocasião, a prefeitura informou que, de maneira oficial, foram testados 62 profissionais do Hospital Desembargador Fernando Franco – Zona Sul até o último domingo, 10/05.

Os testes realizados foram o de tipologia RT-PCR (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction), baseado na apresentação nos sintomas leves dos profissionais. De todos os testados do Zona Sul, 20 foram positivados e afastados. Neste período foi recomendado que todo e qualquer profissional que apresentasse sintomas passasse pela testagem.

Diante da atual ausência ou escassez de alguns testes, uma nova medida será adotada. Está sendo programada a testagem de sorologia, que visa averiguar se os profissionais de saúde apresentam anticorpos IgG, que são uma resposta a vírus e bactérias, porém, que atuam na fase mais tardia da possível infecção. Assim, será possível verificar quem já teve ou não contato com o novo corona vírus e quem pode, supostamente, apresentar imunidade.

Ainda na vídeoconferência, o Coren-SE reivindicou a reposição imediata dos profissionais, visto que está havendo desfalque na escala de muitas instituições de saúde. A prefeitura, então, relatou que já foi realizada nova convocação e uma outra chamada será efetivada para assegurar a devida reposição.

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe ainda solicitou a definição e capacitação dos profissionais para treinamento de uso correto e racional dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). “Além disso, solicitamos a definição do fluxo de atendimento e que ele seja do conhecimento das equipes, sendo estabelecido o correto manejo clínico dos pacientes, para evitar contaminação”, esclarece o Diego Rafael.

Ainda foi solicitada a revisão da questão voltada para a pediatria, com intuito de estabelecer um fluxo de atendimento para as crianças suspeitas e/ou confirmadas com o novo coronavírus, para que profissionais e pacientes tenham maior segurança ao lidar com a situação.

 

HOSPITAL DE CAMPANHA

Sobre o Hospital de Campanha, foram feitas reformulações com base na recente visita do Coren-SE, realizada pelo presidente em exercício do Conselho, Conrado Marques, onde foi sugerido o isolamento de determinados espaços. Segundo a prefeitura, já foi realizada a adequação com separação de ambientes, incluindo área de estar, de alimentação de equipes, bem como local para guarda de volume e entrada de profissionais.

Também sobre o Hospital de Campanha, foi estabelecido e apresentado novo fluxo, que será discutido em outra oportunidade, antes do funcionamento. Já foi realizada a convocação dos profissionais deste novo ponto de apoio e atendimento, porém o Coren-SE mostrou-se preocupado em relação ao quantitativo disponível.

Inicialmente serão disponibilizados 60 leitos para a população e, a medida que forem feitas as escalas e contratações, os leitos serão ampliados gradativamente. “Reforçamos acerca da necessidade de contratação de mais de profissionais para assegurar a assistência, caso alguns venham, por ventura, serem infectados”, salientou Diego.

O Coren-SE também se posicionou sobre os EPIs a serem utilizados no Hospital de Campanha. “Apresentamos a preocupação sobre a quantidade e qualidade dos materiais”, pontua Diego Rafael. A prefeitura, então, informou que já há provisão e que os materiais já estão sendo encaminhados para a abertura dos leitos.

Todos os pontos abordados na videoconferência serão acompanhados pelo Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe, para garantir a segurança dos profissionais de Enfermagem que se arriscam diariamente para levar mais qualidade no atendimento para toda a sociedade.

Fonte: Ascom Coren-SE

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe

R. Duque de Caxias, 389 - São José, Aracaju - SE, 49015-320 (Entrada pela Rua Vila Cristina)

(79) 3225-4000 (Whatsapp)

atendimento@coren-se.gov.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 08h às 16h

Loading...