Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-SE fiscaliza Unidade de Leitos e Retaguarda

Dentre os pontos analisados estavam o protocolo para pacientes com sintomas Covid-19, ausência de fluxo e capacitação de profissionais

20.05.2020

Mais uma instituição de saúde recebeu a equipe de fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE) nesta quarta-feira, 20/05. Dessa vez, a averiguação ocorreu na Unidade de Leitos e Retaguarda do município de Aracaju, onde era localizado o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III Jael Patrício de Lima. Participaram da visita o presidente do Conselho, Diego Rafael da Silva Borges, e o enfermeiro fiscal, Evaldo Lima de Oliveira Filho.

A visita tratou de observar denúncia recebida pelo Coren-SE sobre a atual situação da unidade fiscalizada. Durante a inspeção, ficou constatado que ainda há, de fato, inconformidades, a exemplo do fluxo, que na ocasião não foi apresentado. Também foi identificada a ausência de Responsável Técnico (RT) na instituição de saúde.

Outro ponto identificado foi a necessidade de elaboração de protocolos para o atendimento aos pacientes com o novo coronavírus (Covid-19). Os profissionais abordados durante a visitação alegaram sentir necessidade de capacitações para diminuir os riscos de contaminação no momento da assistência destes pacientes. Ainda foi observada necessidade de devidos esclarecimentos por parte da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) de como os profissionais de enfermagem devem proceder neste tipo de assistência.

Foram observamos apenas quatro ventiladores mecânicos e apresentando falhas, sem conseguir garantir a devida ciclagem e oferta de oxigênio. Na oportunidade foi recomendada a realização de testagem dos equipamentos, pois, a priori, não é possível afirmar se a ocorrência é em detrimento da rede de gases, que possa precisar de revisão, e/ou se em virtude dos ventiladores mecânicos em consequência de problema técnico.

A equipe de fiscalização também identificou inadequações no local para a guarda de corpo (necrotério). Além disso, há falha no estabelecimento do fluxo, tanto do material estéreo quanto na dispensação do material sujo no devido expurgo. Com relação ao local destinado para a guarda dos materiais estéreis, foi observado que há inconformidades e necessidade de adequação imediata.

Uma outra constatação foi o dimensionamento de profissionais, que na data de hoje estava regular. Na unidade de saúde foram disponibilizados 20 leitos e apenas 02 pacientes internados, estes, aguardando resultado de exames e apresentando sintomas para caso suspeito de Covid-19, consequentemente, permanecem internados nessa unidade, necessitando de cuidados intermediários.

Os dados relatados durante a averiguação serão encaminhados para a Rede de Urgência e Emergência (REUE), para que sejam realizadas as devidas adequações e providências. Ressalte-se que o Coren-SE fará o acompanhamento e tomará as medidas necessárias, caso as inconformidades permaneçam.

Fonte: Ascom Coren-SE

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe

R. Duque de Caxias, 389 - São José, Aracaju - SE, 49015-320 (Entrada pela Rua Vila Cristina)

(79) 3225-4000 (Whatsapp)

atendimento@coren-se.gov.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 08h às 16h

Loading...