Coren-SE fiscaliza duas USFs de Estância a pedido do Ministério Público

A solicitação tratava do quantitativo de profissionais e dispensação de medicamentos. Equipe do Conselho avaliou ainda outros pontos

26.08.2020

Atendendo a mais um pedido do Ministério Público (MP), o Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE) visitou duas Unidades de Saúde da Família (USF), a Dr. Quirino Lopes Ferreira Neto e a Raimundo Mesquita, localizadas no município de Estância. A solicitação tratava do levantamento do quantitativo de profissionais de enfermagem e da dispensação de medicamentos.

A duas unidades funcionam como sentinelas para acolhimento de pacientes relacionados ao novo coronavírus (Covid-19) e, pelo que foi observado in loco, possuem fluxo de atendimento adequado, assim como a dispensação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e os profissionais foram devidamente capacitados.

As USFs oferecem o teste swab para PCR e o teste rápido, que são realizados por profissional técnico de enfermagem treinado. Em relação ao acompanhamento dos pacientes, após a realização da testagem e diagnóstico, o paciente recebe atestado de 14 dias para ficar em isolamento social e é monitorado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Esta e todas as demais informações coletadas na visita, realizada no dia 18/08, pela equipe Coren-SE, serão encaminhadas ao Ministério Público para conhecimento.

Fonte: Ascom Coren-SE