Inscritos do Coren-SE terão identidade digital
Profissionais poderão baixar o documento no celular e será efetuado o cadastramento, em sistema próprio, dos dados biográficos e biométricos
03.02.2021
Um dos anseios da categoria e que foi compromisso da gestão do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE), será realizado em breve: uma importante mudança na carteira de identidade profissional. A novidade é fruto da compreensão e parceria do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que permitirá, ainda em 2021, que a Enfermagem sergipana conte com a Carteira de Identidade Profissional Eletrônica (e-CIP).
O documento em questão poderá ser baixado em dispositivos eletrônicos, como tablets e celulares, para ser usado como meio de identificação legal. O novo documento digital vai ter o mesmo valor que o documento de papel, que também continuará a ser emitido e entregue aos profissionais
De acordo com o presidente do Coren-SE, Conrado Marques, a nova modalidade trará mais agilidade, conforto e qualidade para profissionais da categoria. “Precisamos compreender que a tecnologia pode ser usada ao nosso favor e um dos nossos compromissos foi de modernizar alguns serviços e implantar esse novo documento”, reforça.
SOBRE A e-CIP
Resolução 658/2021 trata das normas e padrões para a expedição nova carteira e foram aprovadas pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). “Isso demonstra que o Conselho Federal está atento aos pedidos dos Regionais e dos profissionais de enfermagem em todo o país. Isso nos traz mais força para implementar outras melhorias em nosso sistema”, acredita Conrado Marques.
Para a confecção da CIP e e-CIP, será efetuado o cadastramento, em sistema próprio a ser anunciado em breve, registrando dados biográficos e biométricos, do qual constarão imagens de fotografia, da assinatura e da coleta das impressões digitais, que serão enviados para a central de base de dados e posterior emissão dos documentos.
A resolução que acorda a expedição desta no documento foi publicada ontem, 02/02, e entra em vigor em 90 dias. O Cofen vai abrir edital para contratação de empresa responsável pela produção da CIP e da e-CIP. Assim que houver a devida autorização, o Coren-SE oferecerá o novo serviço.
Valle ressaltar que documento profissional, físico ou digital, fará prova de todos os dados neles incluídos, dispensando a apresentação dos documentos que lhes deram origem ou que neles tenham sido mencionados. O porte da CIP ou e-CIP será obrigatório para o exercício das atividades profissionais de Enfermagem.
Fonte: Ascom Coren-SE