FNFIS do Cofen passa por maternidade e centro retaguarda Covid em Aracaju

Fiscalizações fizeram parte das ações do primeiro dia da importante operação

17.05.2021

A operação da Força Nacional de Fiscalização (FNFIS) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE), teve início nessa segunda-feira, 17/05 e passou por algumas unidades de saúde da capital sergipana.

Na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, não foi constatado déficit de dimensionamento nas áreas destinadas ao atendimento Covid-19, somente nos setores de outras enfermidades, a exemplo da área de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Nestes outros locais não-Covid há, inclusive, uma escala de hora extra para o mês de maio.

Durante a averiguação também foi identificada a inexistência de Renovação da Anotação de Responsabilidade Técnica. Há também uma inadequação estrutural, que não atende a demanda de assistência recebida pela instituição. Além disso, foram identificadas algumas questões técnicas, ainda relacionadas à estrutura.

Membros da FNFIS constataram a necessidade de regularidade na detetização das unidades e da implementação de distanciamento mínimo entre os leitos da UTI Neo.

A equipe de fiscalização também observou a existência de superlotação na UTI Neo. Tanto neste setor quanto no Centro Obstétrico, a taxa de ocupação está acima dos 100%.

A FNFIS também identificou a ausência de materiais essenciais para a assistência, de medicamentos, monitores e programa de capacitação periódica para profissionais de Enfermagem.

A outra fiscalização ocorreu no Centro de Retaguarda Covid, em Aracaju. Já nesta unidade, foi identificada apenas a inexistência de Anotação de Responsabilidade Técnica do serviço de Enfermagem.

Participaram da fiscalização os representantes do Coren-SE, Cícero Marcondes, Danielle Freire, Evaldo Lima e Daniela Miranda.

A Força Nacional de Fiscalização permanecerá em atuação até sexta-feira, 21/05, verificando um total de 15 unidades, na capital e interior de Sergipe.

Fonte: Ascom Coren-SE