Anvisa reafirma prescrição de antibióticos por enfermeiros: Um avanço para Enfermagem

10.10.2024

O Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE) celebra a recente reafirmação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de que farmácias privadas devem aceitar prescrições de antibióticos feitas por enfermeiros. Essa decisão representa um importante avanço para a classe de enfermagem, ampliando o acesso da população aos cuidados de saúde.

Embora a prática já esteja prevista pela Lei Federal nº 7.498/1986 e reforçada pela Portaria 2.436/2017, sua aplicação ainda não era amplamente disseminada no mercado de medicamentos. A nova orientação da Anvisa visa garantir que mais profissionais da enfermagem possam exercer plenamente sua autonomia e contribuir para o atendimento à saúde da população.

Tatiana Melo, chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional do Cofen, destacou a importância dessa medida: “Seguimos na luta para garantir que as prescrições feitas por enfermeiros sejam respeitadas e que a população tenha pleno acesso às medicações.”

Benefícios do Ofício da Anvisa para a Classe de Enfermagem:

• Valorização Profissional: A aceitação de prescrições feitas por enfermeiros na farmácia reforça a importância da formação e da atuação dos profissionais de enfermagem no sistema de saúde.
  • Acesso Facilitado aos Medicamentos: Com a possibilidade de prescrever antibióticos, enfermeiros poderão oferecer um atendimento mais ágil e eficaz, especialmente em áreas onde o acesso a médicos é limitado.
  • Autonomia Profissional: A medida fortalece a autonomia dos enfermeiros, permitindo que eles exerçam plenamente suas funções e demonstrem suas capacidades na gestão do cuidado ao paciente.
  • Integração no Sistema de Saúde: A inclusão de enfermeiros como prescritores contribui para uma abordagem mais integrada e holística no atendimento à saúde, beneficiando tanto os profissionais quanto os pacientes.

O Coren-SE reafirma seu compromisso em apoiar e promover a valorização da profissão de enfermagem, garantindo que todos os enfermeiros em Sergipe possam usufruir das novas possibilidades trazidas pela decisão da Anvisa.

ANEXO:
Para mais detalhes, acesse o Ofício da Anvisa que reafirma a prescrição de antibióticos por enfermeiros aqui.

Com essas mudanças, espera-se que a classe de enfermagem em Sergipe continue a se desenvolver, fortalecendo seu papel na promoção da saúde pública e na melhoria do atendimento à população