Conselheiros se reúnem com governador do Estado para tratar das problemáticas do Huse

Os conselheiros relataram a situação caótica que foi constatada durante as fiscalizações do Coren-SE.

30.05.2018

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE), Diego Rafael, acompanhado das conselheiras Ana Angélica e Tânia Maria, estiveram reunidos com o governador Belivaldo Chagas, o presidente da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) Jorge Kleber Soares, e o chefe do gabinete militar do governo, Cel. Eduardo Henrique Santos.

Durante a reunião que aconteceu na noite de hoje, dia 30, no Palácio dos Despachos, os conselheiros relataram a situação caótica que foi constatada durante as fiscalizações do Conselho em relação ao déficit de profissionais de Enfermagem no Hospital de Urgência e Emergência de Sergipe (Huse), a superlotação, bem como, o impacto negativo gerado na saúde destes profissionais e o risco na assistência aos pacientes que necessitam de atendimento.

O Conselho intensificou as inspeções nos meses de abril e maio após receber denúncias sobre a deficiência do número de profissionais de Enfermagem nas unidades de Terapia Intensiva e Pronto Socorro Adulto e Pediátrico. Sendo assim, os conselheiros solicitaram ao governador que seja realizado uma contratação imediata de enfermeiros e técnicos de enfermagem, o remanejamento de profissionais de outros Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) que tenham interesse e disponibilidade, e também, que seja feito medidas preventivas.

Na oportunidade o presidente do Coren-SE, Diego Rafael, também solicitou ao governador que fosse autorizado o abastecimento de combustível de forma prioritária aos profissionais de enfermagem plantonistas, mediante apresentação da escala de trabalho e carteira profissional, a fim de garantir a continuidade da assistência de Enfermagem nos hospitais públicos e privados de todo estado. O governador prontamente atendeu à solicitação e delegou ao Cel. Eduardo Henrique Santos que providenciasse a logística para garantia desta concessão. Belivaldo Chagas também se comprometeu em buscar soluções e que o presidente da FHS, Jorge Kleber Soares, deverá apresentar as medidas e ações com o intuito de resolver as problemáticas apresentadas pela Autarquia Federal.

O Coren-SE é uma entidade de classe comprometida, que respeita a sua ação precípua de fiscalizar o serviço de Enfermagem, com vistas a garantir uma assistência de qualidade a toda a sociedade e seguirá empreendendo esforços e executando medidas junto a Superintendência do HUSE e FHS. A próxima reunião está marcada para o dia 11 de junho.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe

R. Duque de Caxias, 389 - São José, Aracaju - SE, 49015-320 (Entrada pela Rua Vila Cristina)

(79) 3225-4000 (Whatsapp)

atendimento@coren-se.gov.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 08h às 16h

Loading...