Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren participa de discussão sobre Ato Médico na Câmara de Vereadores de Aracaju


19.08.2013

Foi realizada na tarde do último dia 13 de agosto, uma explanação para reforçar o apoio dos parlamentares de Aracaju às 13 categorias da área de saúde, que lutam para manter os vetos da Presidente Dilma Rousself, diante da Lei 12.842, que regulamenta a atividade médica no país ficou conhecida como Lei do Ato Médico.

Uma das principais bandeiras do movimento é a questão da exclusividade dos médicos na formulação do diagnóstico de doenças, já que isso não é privativo do profissional da medicina, mas de outras categorias. Segundo a presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe – Coren/SE, Gabryella Garibalde Santana Resende, “outros profissionais estão aptos a realizar, em suas funções o diagnóstico específico, como é o caso do psicólogo, do fisioterapeuta” explicou. A presidente ainda explicou que é errado ter atividade privativa para médico a indicação do uso de órteses e próteses; a direção e chefia de serviços médicos; procedimentos invasivos na epiderme e na derme.

“Se esses vetos não forem mantidos apenas o médico terá o poder de diagnosticar e prescrever medicamentos, o que vai burocratizar mais ainda o sistema de saúde e tornar o acesso a saúde ainda mais difícil”. É o que reforça a presidente do Conselho Regional de Psicologia de Sergipe, Edelvaisse Mendonça Ferreira ao acrescentar que nenhum dos vetos ao Ato Médico prejudica a atuação da medicina.

O presidente do Conselho Regional de Fisioterapia, Thiago Silveira Prado Dantas lembrou que o Projeto tramitou por quase 11 anos no Congresso Nacional e ressalta a importância do apoio dos vereadores na luta pela manutenção dos vetos ao Projeto. Thiago Silveira destaca que os vetos preservam o atendimento multidisciplinar nos serviços públicos e privados de saúde, e assegura as atribuições específicas dos médicos. “Condicionar o procedimento à prescrição médica pode causar impacto no atendimento dos estabelecimentos privados e nas políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS), como as campanhas de vacinação”, ressalta ele.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe

R. Duque de Caxias, 389 - São José, Aracaju - SE, 49015-320 (Entrada pela Rua Vila Cristina)

(79) 3225-4000 (Whatsapp)

atendimento@coren-se.gov.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 08h às 16h

Loading...