Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Fiscalização: Hospital Regional de Glória recebe equipe do Coren-SE

Visita averiguou a atual situação da instituição de saúde e as condições ofertadas para a assistência no local

04.06.2020

O Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE) realizou mais uma fiscalização no Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória, nesta quarta-feira, 03/06, para averiguar a atual situação da instituição de saúde e as condições ofertadas para a assistência no local, principalmente as relacionadas ao novo coronavírus (Covid-19).

Participaram da fiscalização o presidente do Coren-SE, Diego Rafael da Silva Borges, e as enfermeiras fiscais do Conselho, Nivia Fabiana da Silva e Daniela Miranda. Na oportunidade, foi observado que os fluxos necessários estão estabelecidos, no entanto, necessitando de alguns ajustes. As orientações foram passadas para garantir melhor adequação.

O hospital possui uma ala disponibilizada para atendimento aos pacientes suspeitos e/ou confirmados de contaminação do novo coronavírus, onde eles ficam em observação, porém, ainda não há internamento para aqueles que testem positivo. Existe, entretanto, previsão (no mínimo de 15 dias) para inaugurar uma observação com 08 leitos, uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de 10 leitos e uma enfermaria com 15 leitos para pacientes positivados que se enquadrem nestas necessidades. Por conta disso, novos fluxos serão adequados futuramente.

De acordo com consulta realizada com profissionais presentes na instituição no ato da visita, não há déficit de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Os que atuam na ala Covid-19 também já foram treinados, porém foi recomendado pelo Coren-SE que as capacitações permaneçam, em especial para as outras alas que não são voltadas para atendimentos do novo coronavírus, uma vez que pode haver necessidade de remanejamento (fixo ou temporário) de profissionais destas outras unidades para o atendimento de pacientes da ala Covid-19. Por isso, é importante que os treinamentos sejam constantes e alcancem a todos.

Outro ponto observado foi o fato dos profissionais em atuação no local, no momento da fiscalização do Coren-SE, não demonstrarem conhecimento sobre o apoio psicológico disponibilizado, através de teleconsulta, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Dentre todos os abordados, apenas um profissional demonstrou conhecimento sobre o serviço ofertado. Foi solicitado, então, que o apoio seja divulgado aprimorando assim a comunicação com o intuito de assegurar que todos estejam cientes da disponibilidade deste serviço.

A equipe do Coren-SE questionou a testagem dos profissionais, principalmente solicitando informações sobre quem foi testado, como foi realizada a coleta, se estavam sendo bem acolhidos durante este procedimento. Foi, então, solicitado à Responsável Técnica (RT) do local, para que enviasse ao Coren-SE a relação dos profissionais que já foram testados.

Na visita foram doadas, por parte do Coren-SE, 100 máscaras N95/PFF2, como forma de apoio aos profissionais de Enfermagem. Ainda foram passadas sugestões e orientações, visando o aprimoramento e segurança da assistência de enfermagem no Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória. Todos os pontos serão acompanhados pelo Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe.

Fonte: Ascom Coren-SE

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe

R. Duque de Caxias, 389 - São José, Aracaju - SE, 49015-320 (Entrada pela Rua Vila Cristina)

(79) 3225-4000 (Whatsapp)

atendimento@coren-se.gov.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 08h às 16h

Loading...