Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

HPM de Sergipe passa por fiscalização do Coren-SE

Servindo como forma de extensão do atendimento do HUSE, a instituição de saúde precisará adequar serviços para prestar melhor assistência

10.07.2020

Com a proposta de verificação para garantir assistência segura e de qualidade para profissionais de enfermagem e pacientes durante este período de pandemia, o Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE) permanece com as ações de fiscalização em diversas instituições de saúde do Estado. Um dessas inspeções aconteceu no Hospital da Polícia Militar, realizada pela enfermeira fiscal do Conselho, Nivia Fabiana da Silva.

A visita passou pela área destinada aos atendimentos do novo coronavírus (Covid-19), que inclui enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que estão funcionando como forma de extensão do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE). O que ficou constatado foi um déficit de profissional de enfermagem para atender a capacidade instalada do hospital, que é de 36 leitos de enfermaria e 6 leitos de UTI.

Além disso, foi possível verificar que profissionais sintomáticos não são encaminhados para fazer exame diretamente na instituição de saúde. No primeiro momento ele procura a rede pública e/ou privada, somente caso não consiga fazer a testagem por estes meios, é que o HPM realiza e testagem pela instituição, porém, ele precisa também estar sintomático para que isso ocorra. Ainda assim, a maioria dos profissionais desconhecem este fluxo.

Em relação aos exames realizados em pacientes, os laboratoriais e as películas de Raio-X são coletadas e encaminhadas para o HUSE, onde são realizadas, de acordo com os profissionais que estavam no momento da visita, de forma rápida. Entretanto, quando se trata da tomografia, a logística é diferente, dependendo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para fazer o translado do paciente, tornando o processo bem mais complicado.

Outra observação diz respeito a ausência de fornecimento de apoio psicológico para profissionais da instituição que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 e que estão constantemente sob condições de pressão, inerentes da pandemia e agravadas pelas questões constatadas pela fiscalização do Coren-SE na última quinta-feira, 02/07.

Diante do quadro geral, o Coren-SE passou algumas orientações e encaminhará o relatório ao jurídico da autarquia, bem como às autoridades competentes. Este procedimento vem sendo adotado como forma de viabilizar com maior presteza as correções de inadequações observadas durante as visitas nas unidades de saúde. Em breve, novas fiscalizações serão realizadas no HPM.

 

Fonte: Ascom Coren-SE

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe

R. Duque de Caxias, 389 - São José, Aracaju - SE, 49015-320 (Entrada pela Rua Vila Cristina)

(79) 3225-4000 (Whatsapp)

atendimento@coren-se.gov.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 08h às 16h

Loading...