Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Município de Japaratuba recebe equipe de fiscalização do Coren-SE

Local averiguado está localizado no povoado São José e foi denunciado ao Conselho

22.05.2020

A fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE) passou, na tarde desta quinta-feira, 21/05, no município de Japaratuba. O local visitado foi o Posto de Saúde Maria de Lourdes dos Santos e a inspeção tratou de averiguar denúncia recebida pelo Conselho sobre a unidade de saúde, localizada no povoado São José.

O relato recebido era referente à restrição do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A informação dava conta de que as máscaras cirúrgicas estavam sendo entregues para serem utilizada a cada 06 horas. O relato também abordava sobre a inexistência de capote impermeável e restrição do uso de luvas.

Com base na inspeção do Coren-SE, realizada pela enfermeira fiscal Daniela Miranda, foi constatada a existência de EPIs, porém não há disponibilidade de protetor ocular para realização de procedimentos em pacientes com síndrome gripal. Além disso, os capotes que estavam em falta, já chegaram à instituição de saúde e estavam sendo entregues. O problema maior verificado, entretanto, foi a distribuição do material, que estava concentrada em uma única pessoa, que nem sempre permanecia no posto, o que dificultava a dispensação. Foi solicitada, então, a imediata correção da dispensação e fornecimentos dos EPIs adequados.

Apesar da unidade não ser um ponto de referência para assistência de casos do novo coronavírus (Covid-19), ela é a única instituição de saúde do povoado, logo, recebe pacientes com síndromes gripais, suspeitos e/ou confirmados com o vírus. No entanto, mesmo diante da possibilidade, não existe um fluxo bem definido para esta categoria de pacientes, uma vez que a estrutura não foi adequada para este fim.

Em caso de necessidade, o paciente com sintomas gripais, suspeitos ou confirmados de Covid-19, é atendido pelo enfermeiro no mesmo consultório que pacientes com outros casos. Dessa forma, foi solicitado ao coordenador do posto de saúde, por parte do Coren-SE, para avaliar a possibilidade de organizar um fluxo adequado para esta finalidade.

A adequação do fluxo não será fácil e exigirá estudo delicado, pois apesar de possuir grande estrutura física, a instituição é má distribuída, com poucas salas. “Foram estabelecidos apenas dois consultórios durante a construção arquitetônica, um para enfermeiro e outro para médico, tornando difícil a criação de espaço isolado”, revela a fiscal Daniela Miranda.

Enquanto a questão estrutural não for resolvida para possibilitar o atendimento isolado, foi orientada a desinfecção de toda a sala sempre que realizada a assistência de pacientes com síndromes gripais. Uma vez que a demanda no povoado para estes casos ainda é pequena, é possível adotar esta diretriz protetora para exercer uma assistência mais eficiente e segura.

No Posto de Saúde Maria de Lourdes dos Santos também não existe plano de contingência, os profissionais não receberam capacitação direta da equipe do município para os cuidados com pacientes com Covid-19 e as informações que eles possuem foram colhidas pelo Estado.

Mesmo diante da situação delicada, com as orientações passadas, será possível garantir o mínimo de proteção, temporariamente, aos profissionais de Enfermagem e pacientes do posto de saúde. Porém, o Coren-SE permanecerá com o acompanhamento para garantir que as adequações solicitadas sejam realizadas.

 

Fonte: Ascom Coren-SE

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe

R. Duque de Caxias, 389 - São José, Aracaju - SE, 49015-320 (Entrada pela Rua Vila Cristina)

(79) 3225-4000 (Whatsapp)

atendimento@coren-se.gov.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 08h às 16h

Loading...