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PARECER TÉCNICO Nº 63/2015


11.12.2015

Análise do Formulário da Sistematização da Assistência de Enfermagem no Pré-Hospitalar do SAMU

 

Fundamentação

O Atendimento Pré-Hospitalar (APH) no Brasil, dentro do SUS denominado Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foi instituído pelo Ministério da Saúde através da Portaria n. 2048/GM/2002, devido à necessidade de se ordenar o atendimento às urgências e emergências, acolhimento, atenção qualificada e resolutiva para as pequenas e médias urgências, estabilização e referência adequada dos pacientes graves dentro do Sistema Único de Saúde.

A SAE é um processo sistematizado de prestação de cuidados que visa à obtenção de resultados desejados. É sistemática por se constituir de etapas, durante as quais são dados passos deliberados para potencializar a eficiência e atingir resultados benéficos. Este processo sempre foi desenvolvido pelos enfermeiros como forma de prestar assistência ao cliente, sendo aperfeiçoado com o passar do tempo e atualizado a partir de estudos e bases científicas. A sua implementação nas instituições de saúde, tornou-se obrigatória através da Resolução do COFEN n. 358/2009.

         

Análise

Foi enviado o formulário “Sistematização Da Assistência de Enfermagem no Pré-Hospitalar” do SAMU. Realizou-se uma análise minuciosa do instrumento, folha a folha, atentando-se para seu conteúdo e forma, com anotações feitas a lápis junto às correções sugeridas.

O instrumento apresenta conteúdo de ACORDO com a legislação pertinente: Lei do Exercício Profissional da Enfermagem (Lei Federal n. 7.498/1986), decreto regulamentador (Decreto n. 94.406/1987), Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (Res. COFEN n. 311/2007).

O Formulário da SAE apresenta o que é preconizado pela Resolução do COFEN n.º 358/2009, estando presentes todas as etapas da Sistematização da Assistência de Enfermagem, no entanto, detectaram-se a ausência de algumas informações necessárias para a execução desta, de forma completa. Estas informações precisam que ser sanadas antes de sua efetiva aplicação na unidade e aprovação por este Regional, conforme descrito abaixo:

  • Na Identificação do Paciente, acrescentar: endereço, data de nascimento e estado civil;
  • Em relação aos Antecedentes Pessoais, acrescentar espaço para especificar, em caso de afirmativa, qual a medicação está sendo utilizada.
  • Na Ventilação (Respiração), acrescentar “outro”, como indicado a lápis. Acrescentar a necessidade de uso de O2, abaixo do valor da saturação de O2. Em caso de ventilação Mecânica, especificar. No que diz respeito a FR, está faz parte, de acordo com o PHTLS, da avaliação secundária, assim como os outros sinais vitais, deve ser aferida após a avaliação primária.
  • Em relação a Circulação e Sangramento, a FC, a Tax e PA, também fazem parte da avaliação secundária, devendo ser mensuradas após a avaliação primária. Em relação a pele acrescentar a opção “rosada”;
  • Na Avaliação Neurológica, referente a pupilas, acrescentar as opções “simétricas” e “assimétricas”. Adicionar a Escala de Coma de Glasgow em crianças, pode-se também ter a opção de ter as duas escalas em formas de tabelas na viatura, deixando no formulário apenas o espaço para o valor obtido;
  • No que diz respeito a queimaduras, em Exposição/Ambiente, deve-se colocar a regra dos nove, referente a crianças, ou seguir o mesmo raciocínio do que foi sugerido no item anterior para Escala de Coma de Glasgow;
  • Após a Avaliação Primária, segue-se a Avaliação Secundária, com o histórico SAMPLA (sintomas, alergias, passado médico e antecedente cirúrgico, líquido e alimentos, ambiente) e o Exame Físico. Abaixo das Necessidades Psicossociais, adicionar uma tabela para os sinais vitais, e após acrescentar um espaço com linhas para que seja registrada a Avaliação Secundária, de forma sucinta.
  • Sobre a nomenclatura diagnóstica a ser adotada no formulário, não deixou claro a qual será utilizada, NANDA ou CIPE. No espaço destinado aos Diagnósticos de Enfermagem, colocar mais opções do mesmo e/ou deixar um espaço para que o profissional possa acrescentar outros;
  • Substituir Intervenções de Enfermagem por Prescrição de Enfermagem;
  • Retirar a prescrição médica, deixando mais espaço para a prescrição de enfermagem.

 

 

Conclusões

  • O Formulário da Sistematização da Assistência de Enfermagem no Pré-Hospitalar, não contempla a SAE em sua plenitude, sendo necessárias algumas correções e acréscimos supracitados;
  • O instrumento não está aprovado da forma como foi apresentado;
  • Solicito aos representantes do SAMU, que solicitaram a avaliação do formulário durante a fiscalização, que revisem o instrumento, façam as retificações apontadas e encaminhe novamente a este Regional, no prazo máximo de 30 dias, para novo parecer.

 

S.M.J, este é o parecer.

 

Aracaju, SE, 11 de dezembro de 2015

 

 

 

Dr. Jamille Cardoso da Silva

COREN/SE 428.247-ENF

Membro da Comissão de Ética

 

 

 

 

 

 

 

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