Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Presidente do Coren-SE participa de programa da TV Atalaia

No bate-papo, Diego Rafael alertou para segurança dos profissionais e fez apelo para melhor condições na assistência

08.04.2020

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE), Diego Rafael da Silva Borges, participou na manhã desta quarta-feira, 08/04, do programa Balanço Geral, da TV Atalaia, com o apresentador Sérgio Cursino. Em entrevista, Diego Rafael falou da atual realidade encontrada pelos profissionais de Enfermagem nas instituições de saúde do Estado, diante da pandemia do coronavírus (COVID-19).

Dentre os tópicos abordados, o presidente falou de uma das maiores preocupações dos profissionais de saúde, que é a dispensação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). “Não está faltando ainda, mas o profissional que está na linha de frente precisa do apoio dos gestores”, salientou Diego Rafael, que tem participado pessoalmente das fiscalizações do Coren-SE nas instituições.

O presidente aproveitou a oportunidade para chamar a atenção dos gestores, no intuito de tomar medidas necessárias para garantir a qualidade e segurança da assistência. Ele fez um apelo para que sejam resolvidas algumas situações encontradas pelas fiscalizações do Conselho, para garantir, ao menos, o mínimo de condições ideais.

O presidente pediu também a colaboração da sociedade para compreender que determinadas falhas em situações do atendimento diário não é culpa dos profissionais de Enfermagem. “Este é o momento em que, mais do que nunca, precisamos mostrar a importância que temos no cuidar e que somos essenciais na equipe, que fazemos a diferença. É o ano de mostrarmos a nossa importância para que tenhamos a valorização devida”, pontuou.

 

*MAIS PROFISSIONAIS*

Perguntado pelo apresentador, Sérgio Cursino, sobre a atual situação da capital sergipana, o presidente do Coren-SE destacou a existência do déficit na rede. “Porém, já tinha um processo seletivo de contratação aberto pela prefeitura, contudo, com o coronavírus, foi antecipada a convocação destes profissionais”, informou. Diego Rafael acrescentou que felizmente houve uma redução de atendimento, em virtude da sensibilização da população, para que só procurem o atendimento em determinadas situações e, com isso, o déficit que era considerável, agora está sendo devidamente recomposto.

O presidente ainda ressaltou a importância de contratação para o quadro de profissionais na assistência do Estado, principalmente durante a epidemia, pois ainda existe o risco de muitos profissionais que estão na linha de frente adoecerem, mesmo diante dos cuidados tomados.

Durante a entrevista, Diego Rafael também alertou sobre as resoluções liberadas recentemente pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e Conselhos Regionais de Enfermagem (Corens), para facilitar a contratação e prestação do serviço de profissionais, a exemplo de novas modalidades de registro, para que estejam habilitados para atender aos chamamentos públicos, processos seletivos e contratações diretas.

“Percebemos, inclusive, que há uma procura significativa de novas inscrições e estamos trabalhando diuturnamente para garantir que o Estado tenha um quantitativo mínimo suficiente de profissionais, com condições para atuarem em segurança”, constatou o presidente, que ainda salientou que o atendimento externo do Coren-SE está sendo realizado através da plataforma online, para facilitar o acesso dos profissionais e novos inscritos, bem como para diminuir aglomerações neste período de pandemia.

 

*FIQUE EM CASA*

Diego Rafael finalizou a entrevista ressaltando que a atual situação também é assustadora para os profissionais de saúde, por se tratar de um inimigo invisível. Ele fez o apelo à população para que fique em casa e obedeça as autoridades sanitárias. “Nos entristece, muitas vezes, ao fiscalizar determinados órgãos e, ao chegar no município, paracer que nada está ocorrendo”, revelou.

“Há necessidade desta sensibilidade. É algo temporário, não é pra sempre. Que se obedeça as diretrizes para que possamos assistir a todos com segurança. Que o sistema público e privado tenham condições de atender a todos, para prestar assistência digna, com segurança, para os que precisam”, reforçou o presidente do Coren-SE.

 

Fonte: Ascom Coren-SE

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe

R. Duque de Caxias, 389 - São José, Aracaju - SE, 49015-320 (Entrada pela Rua Vila Cristina)

(79) 3225-4000 (Whatsapp)

atendimento@coren-se.gov.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 08h às 16h

Loading...