Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Protagonista da Enfermagem Sergipana do Coren-SE – Enfermeiro Augusto Mendes

Conheça uma história de conquistas de sonhos e grande transformação

30.07.2021

A matéria especial Protagonista da Enfermagem Sergipana, do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE), está de volta e retornamos destacando uma história de conquistas de sonhos e grande transformação. Vamos adentrar um pouco mais na vida de um profissional da Enfermagem que saiu da realidade das lavouras para o mundo da Saúde e Assistência.

O protagonista desse mês é o José Augusto Mendes Alves, nascido no município de Lagarto e um dos seis filhos de Getúlio Mendes Alves e Josefa Dias do Santos, ambos lavradores. Apesar da realidade humilde, a educação sempre foi uma prioridade defendida por sua mãe e foi graças a ela que Augusto Mendes conseguiu realizar o sonho que exerce com orgulho: trabalhar na Enfermagem. Hoje, ele é auxiliar de Enfermagem, técnico de Enfermagem e enfermeiro.

O sergipano de fala fácil, sorriso largo e olhar marcante, conversou com a equipe do Coren-SE e relatou que a transformação em sua vida não foi fácil, porém, se deu de forma natural. O sonho de trabalhar com a saúde teve uma inspiração especial, a sua avó, Josefa Maria de Jesus, conhecida parteira do município no qual residia. “Acredito que a vontade de cuidar do próximo começou daí”, declara Augusto.

Nosso protagonista relembra que o ímpeto por se tornar profissional da Enfermagem tornou-se ainda mais forte quando chegou a vez de sua avó receber os cuidados. “Naquele momento a chave virou e vi que me sentia bem cuidando do próximo, mas aquilo ainda era uma realidade difícil para concretizar meu sonho”, reforça.

Ainda adolescente Augusto Mendes foi convidado pela tia para morar em Aracaju, onde concluiu o ensino fundamental e médio, nos colégios Leite Neto e Atheneu Sergipense. “Lembro que nessa época cheguei a ouvir que dali, eu não passaria”, recorda. Porém, aquela pessoa desavisada e má conselheira não imaginava que nosso protagonista vinha de uma raiz forte e batalhadora e que nada o impediria de seguir adiante e, de fato, não o impediu.

FORMAÇÃO E DESTAQUE

Em 2002 nosso protagonista se tornou Auxiliar de Enfermagem pela escola Santa Bárbara e em 2004 concluiu o módulo de Técnico de Enfermagem na escola São Matheus. Nesse meio tempo, Augusto Mendes trabalhava como caseiro em residência. “Posso garantir que essa outra profissão foi o que me trouxe até aqui. Com ela, eu pagava meus cursos e a todo momento recebia o incentivo dos meus patrões”, destaca, referindo-se aos antigos empregadores, dona Maria Consuelo e o casal de médicos Bayron Ramos e Marília Ramos. Ah! E nada de esquecer de reconhecer o apoio da esposa, Eliane Borges Ribeiro Alves, e da colega de graduação de Enfermagem, Fabrícia Smith.

Há 18 anos, Augusto passou no concurso para trabalhar como Técnico de Enfermagem no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE). De lá para cá, foram inúmeras conquistas, dentre elas, passou em primeiro lugar no concurso para atuar na Clinese – Clínica de Nefrologia de Sergipe. Através dessa última empresa ele atuou no Hospital Universitário (H.U.) e foi convidado para guializar o primeiro paciente da hemodiálise do Hospital de Cirurgia de Sergipe.

Em 2012 nosso protagonista se formou como Enfermeiro pela Universidade Estácio de Sá. “Foi muito difícil concluir, mas consegui, finalmente, realizar meu sonho!”, comemora. Em 2014 passou em uma seleção, no município de São Cristóvão, no hospital e maternidade Nosso Senhor dos Passos, pela primeira vez atuando como enfermeiro. Por lá, foi peça fundamental na implementação do sistema de internação e protocolos, permitindo o retorno do internamento que não ocorria mais na instituição, naquela época.

A competência de Augusto Mendes passou a ser requisitada em diversos locais, como o convite para ser diretor da unidade de Saúde Maria José Soares Figueiroa, no bairro Eduardo Gomes, onde ficou por alguns meses. O motivo da curta temporada é fácil de explicar: após ajustar tudo nesta última unidade, foi convidado para repetir o feito de sucesso e auxiliar na instituição Luiz Alves, onde implementou serviços e aprimorou a assistência no local. Em seguida, recebeu proposta da secretaria de Saúde do município de São Cristóvão, no povoado da Cabrita, para atuar como enfermeiro e dar apoio na unidade básica de saúde que, na época, estava em situação delicada.

Dentre os feitos de Augusto ainda consta a experiência de gestão de uma cooperativa, o chamamento em mais um concurso em Lagarto e, mais recentemente, a criação de sua própria empresa, a Jama Homecare.

A visão de Augusto sobre a Enfermagem é um dos seus diferenciais e o grande segredo para se destacar por onde passa. “Tenho consciência e convicção de que todo setor da Saúde precisa de profissionais da Enfermagem. Somos imprescindíveis e fundamentais para fazermos a diferença, por isso, precisamos sempre nos empenharmos para sermos os melhores no que fazemos. Eu sempre penso e trabalho desta forma”, declara.

UM ÓTIMO PROFISSIONAL E SER HUMANO

Um segredo para ser um bom profissional? Augusto tem! Ele relembra uma lição que recebeu em um dos cursos que participou e que segue até hoje. “O profissional de Enfermagem deve ter o olhar de águia. Um olhar aguçado, atento a tudo e a todos, certeiro, para identificar falhas e soluções, que permite compreender o que a assistência e pacientes precisam. Agindo assim, ele será um ótimo profissional”, destaca.

Porém, mais do que um ótimo enfermeiro, a história de Augusto Mendes chamou a atenção do Coren-SE pelo fato dele ser um incrível ser humano por trás do jaleco, prancheta, títulos e conquistas. O Enfermeiro, escolhido como protagonista da nossa matéria especial, trouxe para seu labor diário a essência da sua criação, agindo com humildade, força de vontade, coragem, amor, determinação, e grande intenção para fazer o melhor através de sua profissão. Isso, sem dúvidas, é o que mais o destaca.

Texto: Menilson Filho / Ascom Coren-SE
Edição: Clarice Mandarino / Conselheira

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe

R. Duque de Caxias, 389 - São José, Aracaju - SE, 49015-320 (Entrada pela Rua Vila Cristina)

(79) 3225-4000 (Whatsapp)

atendimento@coren-se.gov.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 08h às 16h

Loading...