UBS Cândida Alves é fiscalizada pelo Coren-SE

Além de verificar denúncia recebida, equipe de fiscalização analisou outros pontos que apresentaram inconformidades

01.09.2020

A fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE) passou, no dia 21/08, na UBS Cândida Alves, em Aracaju, Sergipe. O motivo da visita foi denúncia específica em relação ao fluxo inadequado e também ao volume de pacientes com sintomas de dengue e chicugunha encaminhados à unidade de referência do novo coronavírus (Covid-19).

A denúncia recebida pelo Coren-SE tratava sobre o deslocamento da equipe que atua no setor Covid-19, que precisa fazer visitas domiciliares à pacientes acamados e com feridas crônicas, que são do grupo de risco. Além disso, a equipe tem recebido fluxo relevante de pacientes suspeitos de dengue e chicugunha encaminhados para a realização da sorologia. O Coren-SE observou estes
e outros pontos.

Dentre os demais pontos averiguados, estava a ausência de documentos formais, de Procedimentos Operacionais Padrão (POP) para assistência de casos da Covid-19, e ainda constatou que os profissionais de enfermagem desconhecem o plano de contingência do município de Aracaju. Eles também alegam que não há política de monitoramento dos colaboradores e de substituição em caso de adoecimento, bem como não há apoio psicológico.

A equipe de Enfermagem, que atua no local, relatou que não foi capacitada para paramentação e desparamentação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Ainda a respeito destes itens de proteção, sobre a disponibilidade de proteção ocular, alguns profissionais os receberam, enquanto outros não.

O Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe enviará todos os pontos verificados para a gestão e autoridades competentes para que sejam tomadas as providências necessárias que visam sanar, o quanto antes, as inadequações encontradas.

Fonte: Ascom Coren-SE