UBS de Santo Amaro das Brotas recebe Coren-SE

Foram analisados pontos como dispensação, capacitação, plano de contingência e outros

25.08.2020

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de Santo Amaro das Brotas, em Sergipe, referência para pacientes sintomáticos respiratórios, recebeu a visita da equipe do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE) para averiguar pontos importantes que garantem segurança e qualidade na assistência.

Verificou-se que a instituição de saúde possui um plano de contingência, porém alguns profissionais abordados não demonstraram conhecimento dessa existência. Outro ponto verificado foi que a UBS não oferece apoio psicológico aos profissionais e alguns, presente no ato da visita, alegaram não terem recebido treinamento para casos relacionado à Covid-19.

Também ficou constatado que, apesar de haver dispensação de macacões para proteção, não há disponibilidade de todos os tamanhos destes materiais, consequentemente, nem todos profissionais são contemplados na distribuição. Como forma de solução, a UBS deveria disponibilizar capotes descartáveis de gramatura mínima de 30, porém isso também não ocorre.

Alguns colaboradores reportaram, ainda, a constante ausência de água no local. Sobre o assunto, o Responsável Técnico informou que trata-se de uma questão que acomete todo o município e não particular apenas do Unidade Básica de Saúde. Ao fim da visita, realizada em 10/08, a equipe do Coren-SE passou as orientações e em seguida tomará as medidas necessárias para solução das inadequações encontradas.

Fonte: Ascom Coren-SE