Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

UPA de Nossa Senhora do Socorro é fiscalizada pelo Coren-SE

Equipe do Conselho doou 100 máscaras N95/PFF2, encontrou irregularidades relatadas em denúncia e fará cobranças de correções necessárias

23.05.2020

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) vereador Jairo Joaquim dos Santos, em Nossa Senhora do Socorro, recebeu a inspeção do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE) nesta sexta-feira, 22/05. A visita fez parte das avaliações do Conselho sobre a situação das instituições de saúde no Estado durante o atual período de combate do novo coronavírus (Covid-19), porém, também serviu para averiguar denúncia recebida pelo Departamento de Fiscalização do Coren-SE.

Participaram da fiscalização o conselheiro e coordenador da Comissão de Gestão de Crise (CGC) do Coren-SE, Conrado Marques, além de Eduesley Santana Santos, também membro da CGC, e do enfermeiro fiscal da autarquia, Evaldo Lima.

Durante a visita, ficou constatado que não havia existência de protocolo na instituição de saúde. Também foram identificados fluxos inadequados, como por exemplo, o mesmo profissional que está lotado na Central de Material de Esterilização (CME) também está fazendo curativos.

Ainda na fiscalização, a equipe do Coren-SE identificou a oferta inadequada de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Na área amarela tinham profissionais sem capote, mesmo diante da presença de pacientes com suspeita de Covid-19. Também foi constatada a ausência de fornecimento de gorros.

No tocante ao acesso dos pacientes sintomáticos respiratórios, eles estavam sendo lotados na garagem da ambulância, a chamada tenda. Estes pacientes eram cuidados pela mesma equipe que estava na assistência de estabilização, neste caso, os profissionais eram obrigados a sair de uma ala para atuar na outra.

Na visita foi sugerida a disponibilização de dois containers pra poder realizar o atendimento adequado da UPA, como a coleta de se amostra. Um dos containers também serviria para a paramentação e desparamentação da equipe de saúde que necessite entrar nesta área que possa estar contaminada por Covid.

Outro ponto abordado foi sobre a capacitação, uma das principais queixas da equipe que labora na instituição de saúde. Os profissionais solicitam capacitação sobre paramentação, desparamentação, cuidados aos pacientes com Covid-19, entubação, entre outros pontos fundamentais para a assistência neste momento de pandemia.

Na ocasião também foi observada inadequação no dimensionamento, pois, de acordo com a equipe Coren-SE, precisa-se minimamente de mais 3 técnicos por turno, garantindo que um estará fixo no curativo ou podendo ficar definitivo no CME, mais um profissional na área vermelha e mais outro na área amarela.

Como forma de apoio, o Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe doou 100 máscaras para serem disponibilizadas aos profissionais de enfermagem que atuam na UPA vereador Jairo Joaquim dos Santos. O Coren-SE fará as devidas cobranças à gestão responsável e realizará o acompanhamento para que realizem as correções das inconformidades encontradas.

 

Fonte: Ascom Coren-SE

Imagem: Imprensa 24h

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe

R. Duque de Caxias, 389 - São José, Aracaju - SE, 49015-320 (Entrada pela Rua Vila Cristina)

(79) 3225-4000 (Whatsapp)

atendimento@coren-se.gov.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 08h às 16h

Loading...