Coren-SE e Seese reúnem-se com a superintendência da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes

27.09.2018

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE), Diego Rafael, participou na terça-feira, dia 25, de uma reunião com o superintendente da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), André Nascimento, as diretoras do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese), Gabriela Pereira e Andrea Lemos, e as coordenadoras do Pronto Socorro e do Internamento e Centro Cirúrgico da MNSL, respectivamente, Lourivânia Melo e Alba Patrícia Melo. O objetivo foi verificar quais medidas estão sendo tomadas para adequação do dimensionamento de Enfermagem, e consequentemente, suprir o déficit dos profissionais que foi constatado durante as fiscalizações pelo Regional.

Na ocasião, Diego Rafael reiterou que há uma ação a favor do Coren-SE, na qual a Justiça determina que Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) contrate 100 enfermeiros e 46 técnicos e/ou auxiliares de Enfermagem para adequação das escalas na Maternidade Pública. Apesar do prazo ter encerrado, a Fundação se manifestou no processo e o Coren-SE está no aguardo da declaração judicial e direcionamento da ação para o Estado de Sergipe.

O superintendente, André Nascimento, informou que tem conhecimento da ação e que já enviou ofício para a Secretaria do Estado da Saúde (SES) solicitando novos profissionais, porém relatou que não tem o poder sobre a contratação. Ele disse ainda que a SES enviou até o momento, 11 técnicos e 05 auxiliares de enfermagem, e que aguarda a chegada de 03 enfermeiros.

Na oportunidade, Diego Rafael solicitou que a própria superintendência da Maternidade comunique oficialmente ao Conselho sobre essas contratações via PSS e os remanejamentos dos profissionais do Hospital Regional de Lagarto (HRL) para anexar essas documentações no procedimento de fiscalização do Regional.

Ao final da reunião, ficou acordado que o Coren-SE e o Seese irão marcar uma reunião com o diretor operacional da FHS, Marcus Chou, com o objetivo de que o mesmo apresente o cronograma de contratação dos profissionais classificados no PSS.

“O Coren-SE continuará nesse movimento proativo, empreendendo todos os esforços para a melhoria da qualidade da assistência de enfermagem prestada, primando pelo dimensionamento de enfermagem adequado e obediência às resoluções do sistema Cofen/Conselhos Regionais”, disse Diego Rafael.

Fonte: Ascom/Coren-SE