Coren/SE participa do 13º Seminário Nacional de Fiscalização do Cofen.


25.09.2023

A equipe do departamento de fiscalização do Coren/SE, junto do setor jurídico, estão participando do 13° Seminário Nacional de Fiscalização do Cofen.

O 13º SENAFIS traz em sua programação a nova resolução do Cofen que vai nortear o processo de trabalho dos fiscais. A presença do setor jurídico e dos enfermeiros fiscais no evento tem o objetivo de preparar todo o corpo técnico do conselho para o melhoramento dos processos e ampliação da efetividade das ações fiscalizatória . Visto que a fiscalização e o jurídico caminham lado a lado na resolução dos processos.

A chefe do departamento de fiscalização do Coren/SE, Dra Nivia Silvia, falou sobre esse trabalho em conjunto. “ quando tratamos de irregularidades e encontramos algumas dificuldades, então, buscamos apoio do jurídico para melhor embasamento e, colabora bastante na resolutividade dessas questões. Então, é importante que o jurídico também esteja aqui pra intensificar o trabalhado em parceria com a fiscalização.”.

Ela ainda ressaltou que essa equipe de fiscalização do Coren/SE busca cada vez mais a efetividade e melhoria nas ações. “Estamos focados em uma equipe cada vez mais efetiva, para que as atividades caminhem cada vez melhores. Dentro desse contexto, O Coren/SE está fazendo aquisição de mais uma caminhonete, fardamento e coletes para os fiscais, já adquiriu Tablets – iPads e também um novo software pra que esses processos de trabalho da fiscalização sejam cada vez mais resolutivo e pra que os fiscais tenham uma melhor condição de trabalho. É um momento importante para departamento de fiscalização de estar participando desse evento e ter todo esse suporte do regional.”

Na oportunidade, o Coren-SE foi representado na programação do evento através da palestra proferida pelo Procurador do regional, Dr. André Kazukas, acerca das implicações do piso nacional na enfermagem nas ações de fiscalização. Além disso, realizado um amplo debate a cerca do papel dos fiscais diante dessa nova realidade do país.

SOBRE O 13º SENAFIS

Em seu décimo terceiro ano de existência, o evento se consagrou como um divisor de águas. Com o lançamento do novo Manual de Fiscalização, os conselhos mostraram que estão atentos às mudanças na Enfermagem e o porquê são exemplos na garantia do devido do exercício profissional.

O seminário foi realizado na cidade gaúcha de Bento Gonçalves com o apoio do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS). Ao longo de toda a semana, o Senafis reuniu enfermeiros fiscais e assessores jurídicos de todo o país, no formato presencial e pelo CofenPlay, para uma semana de conhecimento, troca de experiências e capacitação.

Durante a cerimônia de encerramento, Betânia Santos, presidente do Cofen, ressaltou a presença massiva de participantes. “Em mais um ano, tivemos uma programação equivalente à importância da Enfermagem, comandada em sua maioria por profissionais do sistema. O protagonismo da nossa fiscalização rompe barreiras e contribui significativamente para uma assistência qualificada e para o bem-estar de todo o país”, acrescentou

A atualização do Manual de Fiscalização foi a grande novidade do evento. A nova versão do documento, inserida como anexo da Resolução 725/2023, fornece orientações mais claras e direcionadas sobre os procedimentos fiscalizatórios. Entre as inovações, está o maior dinamismo nos instrumentos de atuação, possibilitando o levantamento e o monitoramento de dados, bem como a avaliação das atividades de forma precisa.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe

R. Duque de Caxias, 389 - São José, Aracaju - SE, 49015-320 (Entrada pela Rua Vila Cristina)

(79) 3225-4000 (Whatsapp)

atendimento@coren-se.gov.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 08h às 16h