Iniciada o 1° Curso de Capacitação em Consultas Ginecológicas de Enfermagem


08.11.2023

A parceria entre Coren/SE, Secretaria de Estado da Saúde, FUNESA e o Cofen criou a primeira turma do Curso de Capacitação em Consultas Ginecológicas de Enfermagem, com ênfase no planejamento sexual e reprodutivo e inserção do dispositivo intrauterino. A turma conta com 29 municípios, que se inscreveram via edital, da Secretaria de Estado de Saúde, contendo 40 enfermeiros da Atenção Primária à Saúde.

O curso é pioneiro no estado e visa capacitar os profissionais da UBS, que é a porta de entrada do nosso Sistema Único Saúde. Com o objetivo de ampliar o acesso às mulheres aos métodos contraceptivos, empoderá-las e ofertar maior qualidade de vida, como também mudar os indicadores do Estado com um planejamento reprodutivo adequado, mudança nos indicadores da mortalidade materna e de gravidez não planejada. Segundo a Enfermeira Obstetra Elline, o objetivo é levar através desses profissionais, mais acessibilidade à população. “Então, a gente vem para empoderar, para capacitar os profissionais, para eles empoderarem as mulheres dos municípios, para que elas tenham maior acessibilidade a esses dispositivos, a essa consulta.”, disse Elline.

O curso terá 40 horas teóricas e, posteriormente, os enfermeiros serão capacitados na prática que acontecerá em suas unidades básicas de saúde, nos seus respectivos municípios. O Conselho reforça a importância da capacitação e do acesso ao aprendizado para os profissionais da enfermagem e seguirá, no que estiver ao alcance da autarquia, promovendo capacitações como essa.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe

R. Duque de Caxias, 389 - São José, Aracaju - SE, 49015-320 (Entrada pela Rua Vila Cristina)

(79) 3225-4000 (Whatsapp)

atendimento@coren-se.gov.br


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 08h às 16h